Alice – Neco Z Alenky

A beleza de certas histórias está sempre a nos surpreender- não importa nossa idade – e fornece material para releituras geniais, em diversos momentos.

A aventura daentendiada garotinha chamada Alice que é presenteada por Lewis Carroll com cenas espetaculares receberá sua mais nova versão para o cinema. Adoro Tim Burton, mas – não me levem a mal – todo esse movimento tecnológico-digital está ficando um pouco cansativo…

Por isso, resolvi escrever sobre outra Alice; uma Alice, não menos surreal – como todas elas devem ser – mas, um pouco mais sombria, assustadora, e bem menos’ infantil’: trata-se de Neco Z Alenky de Jan Svankmajer de 1988.

O filme é um trabalho incrível das técnicas de live action e stop motion o que traz uma sensação de estranheza e beleza. As personagens, além das tradicionais: Chapeleiro Louco, Coelho Branco, a Rainha de Copas, são seres que poderiam, facilmente, ter saído de algum filme de terror: esqueletos de animais, porcos que choram como bebês, minhocas que falam através de suas dentaduras e outras…

Todo esse universo foi dramaticamente iluminado:  sombras bem definidas>  iluminação vindo do alto, muito contraluz; tudo usado com pouca compensação.  A fotografia é de Svatopluk Maly; volumoso, tenso, como o mundo daqueles que enfiam cogumelos e poções mágicas na boca deve ser.

Neco Z Alenky ainda reserva surpresas, com cenas interessantíssimas não encontradas no livro, mas que dão novo sabor á história; e ainda permite ao espectador uma reflexão sobre esse louco sonho da fofa protagonista. Alice (como é conhecido em versão em inglês) é uma ótima opção para aqueles que apreciam o cinema como arte, a fotografia como função primeira dessa arte e, claro, um excelente livro. 


Direção: Jan Svankmajer

Produção: Peter-Christian Fueter

Escrito por: Lewis Carroll e Adaptação: Jan Svankmajer

Staring: Kristvina Kohoutová (Camila Power – Versão Inglês)

Edição: Marie Zemanoyá

Fotografia: Svatopluk Maly

País: Checoslováquia

2 comentários em “Alice – Neco Z Alenky

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s