Coletivo

Algum tempo atrás, tive a idéia de desenvolver um projeto para reformulação de atividades do ensino pré-escolar no qual sugeria ás instituições participantes que substituíssem as aulas de Artes Plásticas por aulas de Teatro.

Minha sugestão baseava-se no fato de que – sem demérito para as atividades individuais – a segunda, poderia desenvolver senso de cooperação, amizade, coleguismo, além de demonstrar aos pequenos nossa interdependência no mundo e a importância de cada um de nós para o crescimento uns dos outros.

Tendo estudado ambas as atividades, entendia que o processo criativo poderia fluir tanto pela Pintura, Desenho ou Escultura, como pelos caminhos da Interpretação, da Literatura. Mas, percebia que o Teatro funcionaria como um meio maior, abraçando, não só suas funções, mas desenvolvendo noções de espaço, liderança, e, o mais importante, noção do conjunto, do grupo, algo importantíssimo para a formação do ser humano.

O resultado da realização de uma peça teatral é o esforço de profissionais de áreas diversas – atores, diretores, maquiadores, técnicos de luz e som, autores, figurinistas, coreógrafos – que, absolutamente, não conseguiriam chegar a um denominador caso algum dos elos dessa corrente se rompesse ou não trabalhasse em dedicação á sua função, agregando elementos, vitalidade.

Cada função é tão importante e única, que são complementares.

Assim é o mundo. Os processos são realizados por grupos de pessoas dedicadas á causas afins. Pessoas diferentes, com objetivos pontuais.

Nunca cheguei a apresentar a tal proposta, mas alegro-me em ver que as antigas ‘cia´s de teatro’ ultrapassaram as coxias e  transfiguraram-se em grupos com ideais (ainda) revolucionários e criativos, com propostas que buscam, efetivamente, a atividade artísitca em seus diversos ramos e o bem Coletivo: www.coletivodmg.com.br/

 

.

Imagem: Ilustração de Giacomo Franco, em Giacomo Franco e Jacopo Palma II, Regole per Imparar a Disegnar, Venice (Sadeler) 1636 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s