Affonso Beato

O cinema é uma de minhas paixões e poço sempre fresco de alimento para minha mente. A fotografia em cinema é um dos trabalhos mais maravilhosos, em minha opinião; responsável por momentos absolutamente inesquecíveis na vida de cada indivíduo nesse planeta.

 Ás vezes é difícil dizer se  encanto-me com as histórias contadas ou pela forma com que são contadas: closes, temperaturas diversas. O cinema é material de pesquisa ativo, mutante.

 Um dos fotógrafos brasileiros que tenho prazer em acompanhar é Affonso Beato, um dos mais requisitados de sua geração. Tem em sua história trabalhos com Glauber Rocha, Walter Salles, Nelson Pereira dos Santos, Pedro Almodóvar (com os longas: Carne Trêmula, Tudo Por Minha Mãe, A Flor do Meu Segredo) E ainda, foi responsável pela fotografia do filme A Rainha.

 Neste trabalho, Beato trabalha com a linguagem fotográfica para retratar dois mundos completamente diferentes: o Primeiro Ministro Britânico Tony Blair (na época recém eleito) e a Rainha Elizabeth II; para tanto foram usadas três formas de imagens:

 – As cenas da família real foram feitas com câmera em tripé, 35mm, com movimentos lentos, quase estática.

 – As cenas de Blair foram feitas em Super 16, com câmera na mão, o que trouxe muito mais ação ás sequências.

 – Além disso, Beato utilizou cenas de noticiário, dando um enfoque documental,  dinâmico e trazendo tensão – própria da linguagem televisiva – ao tema do acidente da Princesa Diana.

 

 Portanto, a importância do tema é potencializada pela forma que utilizamos para exibi-lo; ou seja, linguagem, vai além da simples definição do instrumento fotográfico, mas dos métodos usados através deste instrumento.

 Fotografar algo requer estudo do objeto, dos significados e significantes envolvidos, em busca pela maneira revigorante de representação do mundo.

 

Deixe uma resposta

