Kaspar Hauser – nosso outro

“Bom dia, Professor R.,

Venho, através desse email, parabenizá-lo pelo trabalho realizado no estudo K. H. Por acaso, encontrei-o e achei uma leitura agradável e interessante. O tema , claro, é fascinante, mas agradou me seu texto.

Porém, gostaria de levantar um ponto, se for possível. Quando colocas a questão do espelho, baseado nos estudo de Dolto, e, que este, discorre sobre a construção do indivíduo através da identificação de si mesmo por sua figura refletida, coloquei me a pensar sobre um ponto..

O passado humano..

O espelho é invenção deveras recente, se podemos assim colocar… Nossos nativos, donos de nossa pátria mãe, não utilizavam a giringonça ( nem sei se assim se escreve, rs) e , todavia, não creio que havia problemas de identidade ou reconhecimento .

A noção de que faziam parte da natureza se baseava em seu estilo de vida, totalmente depende da mesma, e não por uma incapacidade de distinção ou separação de papéis.

Utilizei-me do exemplo dos índios, mas poderia ir mais além.. Não creio que todas as civilizações que não utilizam espelhos sofriam com crises de identidades entre seus indivíduos. Acredito que o problema de K.H. foi, que mesmo tendo havido contato com outro ser humano, não lhe foi permitido estabelecer comunicação. Identificamos-nos através do outro, isso é fato. O outro é nosso espelho. Uma vez que não lhe foi permitido determinar quem era o outro, não pode determinar quem ele mesmo era – ou seja, os limites da existência do outro não foram estabelecidos, assim sendo, não foram determinados os próprios limites da existência de K.

A troca não foi estabelecida; troca esta, que nos limita como indivíduos. (limita no sentido de contornos – quem somos)

Desculpe-me se escrevi muita bobagem..rs

quem sou eu, também, para escrever para vc, não é mesmo?? rsrsr

Bom, nem me apresentei, já fui metralhando, rs

Deixe-me apresentar-me…”

  

.

Deixe uma resposta

